histórico

O Instituto de Investigação em Imunologia – iii foi criado em 2001 como um dos Institutos do Milênio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do então Ministério da Ciência e Tecnologia (atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC). Em 2008, os Institutos do Milênio foram transformados em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs. Existem atualmente 101 INCTs no Brasil vinculados ao MCTIC.
Desde sua criação, o iii-INCT desenvolve um trabalho em rede que reúne, atualmente, 34 pesquisadores de 17 centros de pesquisa localizados em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além de partilhar saberes para a produção do conhecimento científico, também atua na tradução desse conhecimento para produção de imunobiológicos em diversas áreas, e na formação e na educação de alunos de pós-graduação, técnicos e pesquisadores.

A estrutura do iii-INCT é baseada em três abordagens que se interrelacionam:

areas

áreas temáticas

Os 45 projetos desenvolvidos atualmente pelos pesquisadores do iii-INCT estão divididos em seis áreas temáticas.

plataformas

plataformas tecnológicas

Plataformas tecnológicas são ferramentas, recursos, tecnologia de ponta e equipamentos multiusuários com os quais são equipados parte dos laboratórios que integram a rede do iii-INCT.

eixos

eixos de pesquisa

Os eixos de pesquisa são áreas conceituais que reúnem assuntos comuns a diferentes áreas temáticas e projetos do iii-INCT.

Assim como os centros de pesquisa, cada uma das plataformas tecnológicas, eixos de pesquisa, áreas temáticas e projetos é coordenada por um pesquisador do iii-INCT.

Os pesquisadores do iii-INCT também são responsáveis por uma parcela considerável das publicações científicas em imunologia no Brasil, disseminando tecnologia de ponta e colaborando com a formação de doutores, mestres e alunos de iniciação científica.

contato

O Instituto de Imunologia em Investigação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – iii-INCT está sediado no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), em São Paulo.

Por se tratar de um instituto de pesquisa, não há recebimento do público, mas você pode nos contatar pelo e-mail iii.comunica@gmail.com.