Impetus Sistemas

15 Out 2024

Será que a vacinação contra a Covid-19 de fato protege a população?

Imunologia

São comentários comuns que se ouve: Eu tomei as vacinas e mesmo assim peguei a Covid então para quê eu tomei a vacina? Ou perguntas do tipo: Para que vou me vacinar de novo? Uma vez já não é suficiente?
Pois é, as vacinas disponíveis atualmente conferem resistência à doença, mas não evitam a infecção como pretende, por exemplo, a vacina nasal em desenvolvimento por pesquisadores do iii. No entanto, acaba de ser publicado um estudo que mostra que a vacinação em massa no Brasil foi capaz de proteger a população não vacinada (predominantemente de crianças e adolescentes) alcançando uma efetividade indireta estimada de 37,7% quando 70% da população já havia recebido a vacina. Assim, podemos entender como uma vacinação em massa de fato, mesmo não protegendo a todos, tem um efeito positivo, diminuindo o número de casos da doença na população vulnerável, nesse caso o grupo de 0 a 17 anos, que teve acesso a vacinação apenas numa etapa posterior.
Mas, atenção! O estudo também mostra que essa efetividade cai drasticamente quando surgem as cepas omicron do vírus SARS-CoV2, reforçando a importância da vacinação com as novas formulações bivalentes que visam proteger contra as novas variantes.
Parabéns pelo estudo (pre-print no International Journal of Infectious Diseases, https://doi.org/10.1016/j.ijid.2024.107241) feito pelos pesquisadores do iii Viviane Boaventura e Manoel Barral-Netto, tendo como primeiro autor Thiago Cerqueirq-Silva, recém doutor em Epidemiologia e premiado CAPES 2023 e, atualmente, atuando também na London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Inglaterra.