Centros de pesquisa

O Instituto de Investigação em Imunologia (iii-INCT) reúne 16 centros de pesquisa, distribuídos em 6 estados brasileiros e no distrito Federal, refletindo a ideia de rede e inter-relacionamento sobre a qual está construído o projeto do instituto.
Centros de excelência em suas áreas de atuação, cada unidade está sob a responsabilidade de um pesquisador principal.

Laboratório de Biofármacos/Instituto Butantan

Foco em descoberta de novos anticorpos monoclonais para doenças infecciosas, caracterização de anticorpos, geração de linhagens celulares com alta produtividade e estabilidade. Como destaque, ensaios por ressonância plasmônica de superfície (SPR) e mais recentemente, a plataforma Beacon (optofluídica) para triagem de células únicas em alto rendimento). Além da equipe própria e da participação no projeto vacina MultiCoVax, outros pesquisadores do iii colaboradores são Jorge Kalil, Edécio Cunha-Neto, Keity Souza Santos, Marco Antonio Stephano, Veronica Coelho, Daniela Santoro Rosa, Silvia Beatriz Boscardin e Vivian Oliveira.

Laboratório de Vacinas Experimentais, Disciplina de Imunologia, Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia- Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM)

A Disciplina de Imunologia da UNIFESP dispõe de infraestrutura para realização de experimentos que envolvem cultura celular, animais de experimentação (Biotério), citometria de fluxo (citômetro de fluxo e cell sorting) e de Biologia Molecular (PCR e PCR em tempo real).

Laboratório de Biologia Estrutural e Zooquímica, Departamento de Biologia Básica e Aplicada, Instituto de Biociências de Rio Claro, UNESP, Rio Claro, SP

Diversos espectrômetros de massas, sintetizador automático de peptídeos, sistemas de eletroforese uni e bidimensional, e sistemas de purificação de peptídeos e proteínas em diferentes escalas preparativas. A equipe conta com assistente, Dra. Bibiana Monson de Souza, uma doutoranda, a MSc. Marcela Paula Zanão e uma mestranda Gabriela Paula. Colaboradores externos são oa Drs. José Roberto Aparecido dos Santos Pinto (FIOCRUZ, RJ) e Thilo Jakob (Department of Dermatology and Allergology, University Medical Center Gieβen- UKGM, JLU University Gieβen. Germany)

Laboratório de Alergia e Imunologia, Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo. SP

Expressão de proteínas em células HEK e E coli, purificação de proteínas por FPLC, ensaios de ELISA, eletroforese de proteínas 1D e 2D, mapeamento de epítopos por array, bem como dot blot, western blot e identificação de proteínas por espectrometria de massas, além de ensaios de inibição e dosagem de IgE alérgeno-específica.

Laboratório de Direcionamento de Antígenos para Células Dendríticas (DC Lab)

Os anticorpos desempenham um papel fundamental na proteção contra uma variedade de doenças infecciosas e constituem o principal mecanismo efetor de muitas vacinas. A descoberta dos anticorpos monoclonais (mAbs) em 1975 por Köhler e Milstein representou um marco significativo na pesquisa biomédica, permitindo o desenvolvimento e utilização de milhares de anticorpos específicos para diferentes moléculas, empregados em diversos modelos de estudo. Na última década, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado à produção e utilização de mAbs em estratégias de vacinação e tratamento para diversas doenças infecciosas. A utilização de mAbs quiméricos capazes de direcionar antígenos de interesse para células dendríticas tem se mostrado extremamente promissora no desenvolvimento de vacinas contra malária, dengue e câncer causado pelo papilomavírus humano (HPV). Mais recentemente, conseguimos produzir mAbs humanos específicos para o tratamento de infecções causadas pelos vírus da dengue (DENV), zika (ZIKV) e SARS-CoV-2.

Unidade de Citometria de Fluxo - Laboratório de Imunologia - InCor- FMUSP

Realiza (i) ensaios para a caracterização imunofenotípica de diferentes tipos celulares, de moléculas de superfície e intracelulares, por imunoflluorescência, (ii) ensaios de proliferação celular com CSFE, (iii) ensaios de PhosFlow, para ativação de vias de sinalização intracelular, em diferentes células do sistema imune, (iv) análise de citocinas em sobrenadantes de cultura, por CBA (Cytometric Bead Array), (v) análise de apoptose.

Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP

O laboratório possui 250m2 de área e é dividido em uma área multiuso, uma área de cultura celular com nível de segurança biológica 2 (NB2), sala de biologia molecular, sala de criopreservação, sala de radioatividade, câmara escura, lavanderia e escritórios para estudantes e pesquisadores. Análises de expressão gênica, citometria de fluxo, cultura celular, bioenergética são realizadas no Laboratório.