Inovação e Imunidade em Rede: Conectando Ciência, Saúde e Futuro no Brasil
Nossa missão é manter a imunologia brasileira em padrões internacionais

O Instituto
O Instituto de Investigação em Imunologia – iii foi criado em 2001 como um dos Institutos do Milênio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do então Ministério da Ciência e Tecnologia (atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC). Em 2008, os Institutos do Milênio foram transformados em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs. Existem atualmente 101 INCTs no Brasil vinculados ao MCTIC.Desde sua criação, o iii-INCT desenvolve um trabalho em rede que reúne, atualmente, 34 pesquisadores de 17 centros de pesquisa localizados em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os cientistas
Os pesquisadores do iii-INCT são responsáveis por uma parcela considerável das publicações científicas em imunologia no Brasil, disseminando tecnologia de ponta e colaborando com a formação de doutores, mestres e alunos de iniciação científica.

As pesquisas
Os projetos desenvolvidos atualmente pelos pesquisadores do iii-INCT estão divididos em seis áreas temáticas. Cada uma reúne especialistas que trabalham de forma integrada, dinâmica e eficiente, compartilhando conhecimentos e ações.
O novo site da Disciplina Clinica e alergia está no ar!
Visite o novo site da Disciplina de imunologia clinica e alergia (Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina da USP). Todas informações para médicos, pacientes, alunos, candidatos a residencia, especialização e pós graduação.

Nosso blog
Confira nossas últimas noticias

Profa. Mariana Severo Ramundo
Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Microbiologia, com uma notável experiência em Bioinformática adquirida durante seus estudos no Instituto Nacional do Câncer, a Profa. Mariana Severo Ramundo, recentemente assumiu o cargo de docente na Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP. Em trabalho recente (https://www.nature.com/articles/s41598-025-86761-x) aplica seus conhecimentos para melhor compreender os processos inflamatórios que ocorrem após uma infecção pelo virus Chikungunya. Agora, a análise do perfil imunogenético dessa infecção passa a integrar os estudos em Doenças Infecciosas do iii. Por fim, Mariana Severo passa a comandar junto com o Prof. Edécio Cunha-Neto, a plataforma de Bioinformática, composta de especialistas em bioinformática, ciência de dados, biologia computacional e estatística, capazes de desenvolver e implementar soluções inovadoras para desafios científicos que o iii propõe-se a resolver. Esta plataforma está capacitada para análises multiômicas, estudos de microbioma e metagenômica, single cell Omics e inclui o uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Mais informações sobre Mariana Severo Ramundo em http://lattes.cnpq.br/0319121832333519 . Confira o vídeo: https://www.instagram.com/reel/DHtEQH7tiXc/

Profa. Luisa Karla Arruda
Uma das áreas mais importantes do iii é a Alergia, que conta com diversos membros que atuam desde o início do instituto em 2001. Um desses membros é a Profa. Karla Arruda, Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da FMUSP de Ribeirão Preto. Sempre diligente, atua com entusiasmo na formação e expansão das pontes entre a pesquisa experimental e a pesquisa clínica, investindo na formação de muitos alunos de pós-graduação e de especialização. Além da residência médica em Alergia e Imunologia, coordena o UCARE, um centro de excelência e cuidados da urticária. Estuda a genética e aspectos clínicos de doenças alérgicas como a urticária, a asma, o angioedema hereditário, entre outros. Foi responsável pela descrição pioneira da reatividade cruzada entre a barata e o camarão e a definição de diversos alérgenos de ácaros e baratas, contribuindo significativamente para a base de dados de alérgenos, aqui do nosso território nacional, sendo construído pelos pesquisadores do iii.A lista completa de publicações pode ser consultada em https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=bkegC58AAAAJ e em http://lattes.cnpq.br/8957740269075924. Confira o vídeo: https://www.instagram.com/reel/DHbli6uNB1g/