Impetus Sistemas

09 Dez 2025

Dengue: Como nasce uma Vacina

Imunologia

O Brasil acaba de alcançar um marco histórico na saúde pública: o Instituto Butantan desenvolveu e produziu a primeira vacina de dose única contra a dengue. O imunizante protege contra os quatro sorotipos virais e recebeu, recentemente, aprovação da Anvisa para uso em humanos.

Essa conquista representa um avanço significativo da ciência e da tecnologia brasileiras, oferecendo solução para um problema global, particularmente crítico no país, que registrou mais de 6 milhões de casos de dengue em 2024.

A trajetória do projeto teve início em 2010, quando o Instituto Nacional de Saúde americano (NIH) disponibilizou os vírus atenuados dos 4 soro tipos a pedido do professor Isaias Raw. Em 2011, quando o professor Jorge Kalil assumiu a direção do Instituto Butantan, deu início ao desenvolvimento do produto nacional contra a doença. Iniciou-se, então, o complexo desenvolvimento industrial: cultivo das cepas virais enfraquecidas em larga escala, estabilização, purificação e liofilização.

Em seguida, vieram os estudos clínicos de fase 2 e 3. A fase 2 foi conduzida integralmente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no Serviço de Imunologia Clínica e Alergia, dirigido pelo professor Jorge Kalil. Este ensaio apresentou excelentes resultados com apenas uma dose – tanto em indivíduos que já tinham sofrido com a doença quanto naqueles que nunca haviam se infectado.

A fase 3, iniciada também no HC, em evento que contou com a presença da Presidência da República e diversas autoridades, envolveu 17 centros de pesquisa universitária em vários estados brasileiros.

Ainda em 2016 foi finalizada a primeira unidade fabril para produzir a vacina. No ano seguinte, o professor Kalil deixou a direção do Instituto Butantan e o ensaio clínico de fase 3 continuou nos diversos centros de pesquisa.

O professor Esper Kallas assumiu a direção do Instituto em 2023 com o novo governo do Estado de São Paulo. Ele providenciou a análise dos resultados, publicações e submissão para a aprovação na vacina para uso humano.      

Com a aprovação da Anvisa, o Instituto Butantan informa que o imunizante será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026. Ele será oferecido para pessoas entre 12 e 59 anos e apresentou eficácia de aproximadamente 80% para dengue sintomática, 90% para formas graves e 100% na prevenção de hospitalizações.

Uma dúvida frequente diz respeito ao limite de idade para aplicação. Isso ocorre porque os estudos clínicos seguem uma progressão para minimizar riscos: começam com adultos, depois avançam para adolescentes, em seguida crianças e, por fim, idosos. Como essa última etapa ainda não foi realizada, o Instituto Butantan deverá conduzir esses estudos futuramente.

Parabenizamos todos os profissionais envolvidos por tornar esse grande avanço científico uma realidade!

Confira o vídeo: