Ana M. Caetano Faria

Médica, Doutora em Imunologia, bolsista 1B do CNPq. Professora Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG) (http://www.pgbioquimica.icb.ufmg.br/) e chefe do Laboratório de Imunobiologia da UFMG (http://dbiq.icb.ufmg.br/).

Principais linhas de pesquisa

Imunologia de mucosas; tolerância oral; imunobiologia da nutrição; e imunobiologia do envelhecimento em modelos experimentais e humanos.

Atividades no III-INCT

Automunidade, Alergia

Centros de pesquisa

Laboratório de Imunobiologia Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
O Laboratório de Imunobiologia utiliza toda a infraestrutura disponível no Depto. de Bioquímica e Imunologia da UFMG: O Departamento de Bioquímica e Imunologia tem uma boa infra-estrutura com vários aparelhos de grande porte de uso comum. Vale a pena destacar, por exemplo: seis seqüenciadores de DNA (dois Megabace e quatro ALF, Pharmacia) HPLC, FPLC bidimensional, FACScan cell sorter Excalibur (Becton Dickson), um citômetro de fluxo FACscan (Becton Dickson), um robô Biomeck 2000 (Beckman), um sistema completo de microarranjos de DNA para impressão de lâminas, hibridação e obtenção e análise de amostras (Perkin Elmer), um sintetizador de peptídeos (Shimatdzu), um espectrômetro de massa ES-Q-TOF (Micromass), um sistema completo de análise de material biológico por difração de raios X (Siemens) uma máquina de PCR em tempo real. Esses equipamentos encontram-se alocados em laboratórios multi-usuários, uma tradição que o departamento introduziu e que tem tido muito sucesso no sentido de otimizar a utilização de equipamentos maiores. Nos laboratórios individuais, contamos com dezenas de máquinas de PCR convencionais, microcalorímetros, freezer -70C, leitores de ELISA eletrônicos, coletores de células, centrífugas refrigeradas, equipamento completo para microscopia intra-vital, várias salas de cultura NB1 e NB2, estantes apara manutenção de camundongos em condições SPF, onde são mantidas 15 linhagens de camundongos geneticamente deficientes para diversas proteínas de interesse e/ou geneticamente manipuladas para expressarem proteínas específicas, isoladores para animais isentos de germes. Além disto, o Instituto oferece outros equipamentos de uso comum, como um microscópio eletrônico e um microscópio confocal.

Pesquisadoras:
Ana Maria Caetano Faria
Tatiani Uceli Maioli

Estudantes envolvidos nos projetos:
Lícia Torres (Residente de Pós-doutorado)
Mariana Almeida (Residente de Pós-doutorado)
Marcos Oliveira (Doutorando)
Monique Macedo (Doutoranda)
Cecília Horta (Doutoranda)
Giovanna Caliman Camatta (doutoranda)
Lucas Ventura (doutorando)