Julio Croda

Médico, doutor pela Universidade de São Paulo, Bolsista de Produtividade 1D do CNPq, Prof. Associado da Faculdade de Medicina da UFMS e da Yale School of Public Health. Detém várias posições em órgãos-chave que lidam com emergências em saúde, notadamente, a Covid-19, as imunizações, e prevenção e preparo para epidemias e pandemias da Organização Pan-Americana de Saúde.

Principais linhas de pesquisa

Atua na condução de ensaios clínicos e estudos de coorte voltados para o desenvolvimento e avaliação de vacinas e terapias inovadoras para doenças infecciosas. Coordeno ensaios clínicos de fase 1/2, incluindo a avaliação de segurança e imunogenicidade de uma vacina de mRNA contra tuberculose e da vacina Qdenga®️ contra dengue. Lidera estudos populacionais observacionais e coortes sobre estratégias de prevenção e diagnóstico precoce da tuberculose, especialmente em populações vulneráveis. Além disso, desenvolvo alternativas terapêuticas contra infecções por bactérias Gram-negativas multirresistentes, utilizando abordagens de química medicinal e triagem virtual.

Atividades no III-INCT

Responsável pela plataforma de Ensaios Clínicos.

Centros de pesquisa

Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul