Maria Regina D´Imperio Lima

Bióloga, doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris, bolsista de Produtividade 1A do CNPq, Professora Titular de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP..

Principais linhas de pesquisa

Modulação da sinalização através do ATP que leva a ativação do receptor purinérgico P2RX7, para prevenir danos e sequelas causados por linfócitos T patogênicos em doenças infecciosas, em especial, modelos experimentais (em camundongos) para malária, influenza, SARS CoV-2 e L. infantum.

Atividades no III-INCT

Doenças Infecciosas

Centros de pesquisa

Laboratório de Imunologia das Doenças infecciosas (LIDI), Instituto de Ciências Biomédicas, USP, São Paulo, SP
possui experiência e infraestrutura direcionada à investigação em diversos modelos experimentais, tais como malária, tuberculose, influenza, covid-19 e leishmaniose. As técnicas utilizadas incluem edição gênica (CRISPR-Cas9) e transferência adotiva de subpopulações de linfócitos T específicos aos patógenos e análise por citometria de fluxo, luminex multiplex assay, microscopia confocal, RNAseq e single cell RNAseq. O desenvolvimento de novas terapias com fármacos e anticorpos monoclonais visando prevenir danos e sequelas causados pela ativação excessiva da resposta imune é um objetivo central de nossos estudos.