Natalia Machado Tavares
Bióloga, Doutora em Patologia Experimental (UFBA-FIOCRUZ/BA e IPMC-Université de Nice/França). Pós-doutora pelo CPqGM-FIOCRUZ/BA e pela Purdue University of Indiana (Indianapolis, EUA), bolsista 2 do CNPq. Pesquisadora do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ-BA)( (https://www.bahia.fiocruz.br/).
Principais linhas de pesquisa
1. Vigilância abordando biomarcadores, genômica e saúde digital. A vigilância digital envolve o uso de grandes bases de dados do SUS para monitorar/identificar surtos e estudar aspectos relacionados à vacinação, como efetividade e eventos adversos. A vigilância genômica envolve o monitoramento de microrganismos/diversidade genética de patógenos para prever e controlar epidemias.
2. Patologia e patogênese de doenças inflamatórias e infecciosas como a leishmaniose e infecções virais emergentes e reemergentes.
3. Vacinas e terapias, onde investigamos mecanismos e usamos a genômica para identificação de alvos. Utilizamos também abordagens multidisciplinares de saúde digital para identificar características populacionais associadas a menor resposta vacinal e sob risco de agravamento.
Essas abordagens multidisciplinares nas 3 linhas de pesquisa, têm o potencial de impulsionar a medicina e a saúde pública, proporcionando diagnósticos mais precisos, tratamentos eficazes e medidas de prevenção assertivas e abrangentes.
Atividades no III-INCT
Doenças Infecciosas
Centros de pesquisa
O MESP2 faz parte da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz e conta com uma infraestrutura completa de experimentação em imunologia, incluindo a análise de dados ômicos e um biotério referência em criação, experimentação e controle de qualidade dos animais.