Silvia Beatriz Boscardin

Bióloga - Modalidade Médica. Professora Doutora do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)( https://sites.usp.br/bmp/). Pós-doutorado no Laboratório de Imunologia Molecular da Rockefeller University (Nova York, Estados Unidos).

Principais linhas de pesquisa

Parasitologia e Imunologia, com ênfase no desenvolvimento de estratégias de vacinação contra parasitas e vírus usando anticorpos monoclonais a partir de linfócitos B de memória.

Atividades no III-INCT

Doenças Infecciosas

Centros de pesquisa

Laboratório de Direcionamento de Antígenos para Células Dendríticas (DC Lab) - Instituto de Ciências Biomédicas da USP
Os anticorpos desempenham um papel fundamental na proteção contra uma variedade de doenças infecciosas e constituem o principal mecanismo efetor de muitas vacinas. A descoberta dos anticorpos monoclonais (mAbs) em 1975 por Köhler e Milstein representou um marco significativo na pesquisa biomédica, permitindo o desenvolvimento e utilização de milhares de anticorpos específicos para diferentes moléculas, empregados em diversos modelos de estudo. Na última década, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado à produção e utilização de mAbs em estratégias de vacinação e tratamento para diversas doenças infecciosas. A utilização de mAbs quiméricos capazes de direcionar antígenos de interesse para células dendríticas tem se mostrado extremamente promissora no desenvolvimento de vacinas contra malária, dengue e câncer causado pelo papilomavírus humano (HPV). Mais recentemente, conseguimos produzir mAbs humanos específicos para o tratamento de infecções causadas pelos vírus da dengue (DENV), zika (ZIKV) e SARS-CoV-2.