Viviane Boaventura

Médica, especialização em Otorrinolaringologia, Doutora em Patologia, bolsista 2 do CNPq. Foi bolsista Fulbright, como pesquisadora senior no La Jolla Institute for Immunology. Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz- Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (https://www.bahia.fiocruz.br/), professora associada de Imunopatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (http://www.fameb.ufba.br/), chefe do laboratório de Medicina e Saúde Pública e Precisão (MeSP2) no Instituto Gonçalo Moniz- Fiocruz-Bahia.

Principais linhas de pesquisa

Imunopatogênese e Abordagens Diagnósticas Inovadoras para Doenças Infecciosas Transmitidas por Vetores e COVID-19; Estudos sobre o Impacto na População das Doenças Infecciosas Transmitidas por Vetor e do COVID-19 : Papel das Vacinas e da Saúde Digital.

Atividades no III-INCT

Doenças Infecciosas

Centros de pesquisa

Laboratório de Medicina e Saúde Pública e Precisão (MeSP2) no Instituto Gonçalo Moniz- Fiocruz-Bahia
O Laboratório de Medicina e Saude Pública de Precisão (MeSP2) visa fornecer soluções avançadas em saúde que possam ser incorporadas ao SUS. As linhas de pesquisa são voltadas para doenças inflamatórias e infecciosas. O objetivo principal do grupo é produzir conhecimentos e produtos para dar respostas, com precisão, às demandas na saúde pública da população brasileira.
O MESP2 faz parte da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz e conta com uma infraestrutura completa de experimentação em imunologia, incluindo a análise de dados ômicos e um biotério referência em criação, experimentação e controle de qualidade dos animais.