Controle da pandemia de COVID-19: Desenvolvimento de vacina nasal de nanopartículas para SARS-CoV-2, bloqueadora de contágio e transmissão.

As vacinas ora disponíveis para o SARS-CoV-2, todas injetáveis, protegem contra formas graves da COVID-19, mas não evitam a infecção/contágio na mucosa nasal e transmissão. O diferencial da presente proposta da vacina nasal baseada em nanopartículas Multicovax é a indução em modelos pré-clínicos de uma resposta imune contra o vírus na mucosa nasal e orofaringe, o primeiro ponto de contato do vírus com o organismo, o que pode impedir a instalação da infecção local pelo SARS-CoV-2. Isto pode bloquear a sua disseminação comunitária, levando ao controle da pandemia de COVID-19. Além disso, a vacina nasal Multicovax também funciona como reforço para a resposta imune elicitada por vacinas injetáveis prévias contra o SARS-CoV-2 (anticorpos neutralizantes, IgA de mucosa, e respostas celulares), e, também, protege contra o desafio com SARS-CoV-2. O protótipo vacinal inclui nanopartícula de sílica, antígeno recombinante RBD da proteína Spike do SARS-CoV-2, adjuvante, e componente muco-penetrante. Neste projeto, propomos a formulação da vacina Multicovax, finalização do estudo pré-clínico de toxicidade em roedores e primatas, e o ensaio clinico de fase I em humanos.

Pesquisadores: Jorge Kalil (INCOR,FMUSP), Edécio Cunha-Neto (FMUSP), Ana Maria Moro (Butantan),  Keity Souza Santos (HCFMUSP), Marco Antonio Stephano (FCFUSP), Veronica Coelho (INCOR), Daniela Santoro Rosa (UNIFESP), Silvia Beatriz Boscardin (ICBUSP), Vivian Oliveira (INCOR),