Identificação e síntese de peptídeos correspondentes a epítopos lineares de células-B de alérgenos do veneno de Hymenoptera sociais: desenvolvimento de insumos para diagnóstico e imunoterapia de alergia

As reações de hipersensibilidade ao veneno de Hymenoptera representam uma das principais causas de anafilaxia no Brasil. Apesar da grande diversidade de espécies de relevância clínica identificadas no país, não existem componentes individuais obtidos ao partir de venenos de espécies endêmicas disponíveis para o diagnóstico molecular e imunoterapia (IT) de alergia. Neste projeto serão realizados o mapeamento, produção e a avaliação estrutural bem como imunológica de epítopos lineares de células-B de alérgenos no veneno de insetos sociais de relevância clínica no Brasil. O estudo incluirá a síntese química, análises de imunodetecção por soros de pacientes alérgicos e modelagem 3-D dos epítopos. A incidência de reatividade cruzada baseada em epítopos entre alérgenos de diferentes grupos de insetos será também avaliada. Os epítopos identificados serão avaliados como candidatos no desenho de novas estratégias de diagnóstico e imunoterapia de componentes resolvidos, assim como na obtenção de vacinas baseadas em peptídeos sintéticos, aumentando a eficiência do tratamento e finalmente a qualidade de vida dos pacientes alérgicos.

Pesquisadores: Mario Sergio Palma, Bibiana Monson de Souza, Fabio Morato Castro (FMUSP), Keity Souza Santos (FMUSP),doutoranda MSc. Marcela Paula Zanão, mestranda Gabriela Paula. Colaboradores externos são os Drs. José Roberto Aparecido dos Santos Pinto (FIOCRUZ, RJ) e Thilo Jakob (Department of Dermatology and Allergology, University Medical Center Gieβen- UKGM, JLU University Gieβen. Germany).