Inovação e Imunidade em Rede: Conectando Ciência, Saúde e Futuro no Brasil

Nossa missão é manter a imunologia brasileira em padrões internacionais

O

O Instituto

O Instituto de Investigação em Imunologia – iii foi criado em 2001 como um dos Institutos do Milênio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do então Ministério da Ciência e Tecnologia (atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC). Em 2008, os Institutos do Milênio foram transformados em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs. Existem atualmente 101 INCTs no Brasil vinculados ao MCTIC.Desde sua criação, o iii-INCT desenvolve um trabalho em rede que reúne, atualmente, 34 pesquisadores de 17 centros de pesquisa localizados em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os cientistas

Os pesquisadores do iii-INCT são responsáveis por uma parcela considerável das publicações científicas em imunologia no Brasil, disseminando tecnologia de ponta e colaborando com a formação de doutores, mestres e alunos de iniciação científica.

Os

As pesquisas

Os projetos desenvolvidos atualmente pelos pesquisadores do iii-INCT estão divididos em seis áreas temáticas. Cada uma reúne especialistas que trabalham de forma integrada, dinâmica e eficiente, compartilhando conhecimentos e ações.

Doenças autoinflamatórias: Uma abordagem sistêmica

Você é nosso convidado para o lançamento do livro "Doenças autoinflamatórias Uma abordagem sistêmica" no dia 19 de Abril de 2024, Das 15:30 às 16:00

Doenças autoinflamatórias:

Nosso blog

Confira nossas últimas noticias

Ver todas as publicações
Chamada de propostas FAPESP para centros de pesquisa em inteligência artificial aplicada à saúde (CIAS)
Imunologia

Chamada de propostas FAPESP para centros de pesquisa em inteligência artificial aplicada à saúde (CIAS)

O objetivo do evento é apresentar a chamada de propostas e esclarecer dúvidas dos interessados em submeter projetos ao edital.A FAPESP busca fomentar a criação de até dois Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada à Saúde para desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras voltadas para resolver problemas na área da saúde. Os CIAS serão contratados por um período inicial de 5 anos, renováveis por mais 5 anos, totalizando até 10 anos, conforme os resultados alcançados.Os novos centros, sediados no Estado de São Paulo, devem conduzir pesquisas de excelência internacional com foco em duas áreas prioritárias:1. Soluções para atenção direta à saúde2. Ciência de Dados para pesquisa e gestão em saúde. Programação10h00     Abertura10h10     Apresentação da chamada das propostas10h40     Apresentação dos temas11h00     Sessão de esclarecimentos (Q&A Zoom)12h00     Encerramento Informações e inscrições (obrigatórias)

Somos um país tropical
Imunologia

Somos um país tropical

A edição brasileira do The Conversation (https://theconversation.com/br) traz, na edição de 15 de março, várias notícias na área das doenças infecciosas: um estudo feito por Wladimir Gramacho, Pesquisador visitante na Universidade Laval e Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública, Faculdade de Comunicação da UnB, avalia os motivos por trás da baixa adesão à vacinação das crianças contra a Covid-19. Outra notícia, enviada por Flávio Guimarães Fonseca, professor de microbiologia da UFMG, é sobre o aumento da febre Oropuche na Amazônia e a preocupação pela possibilidade deste vírus vir a usar o mesmo mosquito que transmite as arboviroses como vetor. Um excelente resumo descreve o vírus, suas peculiaridades e ciclo de vida. Outra matéria, escrita por Diana Bell, Professor of Conservation Biology, University of East Anglia, dá conta que uma nova pandemia de gripe aviária (H5N1) já chegou na América do Sul, por enquanto atingindo não apenas aves mas também mamíferos, incluindo primatas, roedores, porcos e coelhos, leões, linces, ursos, tigres-de-bengala e até gatos domésticos. A foto na newsletter mostra leões marinhos mortos pela gripe numa praia do Chile e a lista pode ser acrescida de pinguins, golfinhos e botos. E ainda avisa, já existe uma virus H10N1 circulando! E tem mais lá no The Conversation. O editor do The Conversation Brasil, César Baima, informa que ele ajuda você a se aprofundar nas pesquisas mais relevantes da Ciência brasileira e mundial. Informação com conhecimento. Opinião com embasamento. Rigor científico, com estilo jornalístico. Uma newsletter que eu leio e recomendo