Impetus Sistemas

29 Mai 2025

A família III não para de crescer

Imunologia

Temos o prazer de apresentar os novos talentos que passam a integrar o Instituto de Investigação em Imunologia. Abaixo, você encontrará um breve perfil de cada pesquisador

 

Cristina Ribeiro de Barros Cardoso

Professora Associada do Departamento de Imunologia e Neuroendocrinologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto é uma das novas pesquisadoras que se integram ao iii. Vem contribuir com o seu tema preferido de estudo, a imunologia das mucosas incluindo as doenças inflamatórias intestinais. Seu mais recente estudo, numa coorte de 39 pacientes (https://doi.org/10.1093/cei/uxae027) busca mapear marcadores imunológicos da Doença de Crohn do tipo perianal perguntando se seria possível distingui-los dos demais portadores da mesma doença e a resposta foi sim. Junto com o time do iii, busca entender o papel dos hormônios femininos na resposta imune. Cristina também mantém um blog muito divertido e instrutivo (@imunologista) que vale a pena seguir. Bem-vinda ao time Cristina Cardoso!

 

Mais sobre Cristina

 

 

Sergio Paulo Bydlowski

Professor Associado de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da Faculdade de Medicina da USP, chefia o grupo de Lípides, Oxidação e Biologia celular no Laboratório de Imunologia do InCor. Seu tema preferido é o estudo dos diversos aspectos das células mesenquimais humanas, os genes envolvidos e as vias metabólicas acionadas no cultivo e na diferenciação dessas células, sejam elas oriundas de pessoas saudáveis ou de pacientes. Em estudo recente (https://doi.org/10.3390/antiox14020209), analisou o papel de polimorfismos PON-1 e PON-2 em pacientes HIV positivos, leucemias, entre outros. Integrado ao iii, passou a estudar o papel dos oxisteróis e outros lípides na resposta imune, em diversas doenças infecciosas. Bem-vindo Sergio Bydlowski!

 

Mais sobre Sergio

 

 

Marco Antonio Stephano

é médico veterinário e Professor do Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Participa de vários comitês técnicos (ANVISA e Board on Global Health da Institute of Medicine da National Academies americana) devido a sua expertise em formulações, preparo e purificação de biofármacos. Sua linha de pesquisa principal trata das plataformas de produção, purificação e delivery de proteínas vacinais, uso de adjuvantes e preparo final de vacinas, imunobiológicos e outros biofármacos. Em trabalho recente ajudou a desenvolver nanopartículas especiais para entrega de biofármacos na doença inflamatória intestinal (https://doi.org/10.2147/IJN.S451589). Colaborador do iii já de longa data, passa a integrar oficialmente a equipe. Bem-vindo Marco Stephano!

 

Mais sobre Marco

 

 

Keity Souza Santos

Prof. da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP, é colaboradora de longa data do grupo de pesquisadores do iii e passa agora a integrar oficialmente o time. Sua área principal de investigação visa identificar novos alérgenos brasileiros de alimentos, venenos de insetos, e, também, aeroalérgenos e de aprimorar o diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de alergia. Todos esses estudos fazem parte integral do projeto do iii na área da Alergia. Por fim, integra o grupo de investigadores principais que desenvolvem a vacina nasal contra a Covid-19. Sua publicação em dezembro de 2024, junto com a equipe do InCor
 (https://www.frontiersin.org/journals/cellular-and-infection-microbiology/articles/10.3389/fcimb.2024.1464581/full)
 descreve um gene com possível papel imunoprotetor contra a infecção pelo vírus da Covid-19. Bem-vinda oficialmente, Keity Souza Santos!

 

Mais sobre Keity

 

 

Mariana Severo Ramundo

graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Microbiologia, com uma notável experiência em Bioinformática adquirida durante seus estudos no Instituto Nacional do Câncer, recentemente assumiu o cargo de docente na Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP. Em trabalho recente (https://www.nature.com/articles/s41598-025-86761-x) aplica seus conhecimentos para melhor compreender os processos inflamatórios que ocorrem após uma infecção pelo vírus Chikungunya. Agora, a análise do perfil imunogenético dessa infecção passa a integrar os estudos em Doenças Infecciosas do iii. Por fim, Mariana Severo passa a comandar junto com o Prof. Edécio Cunha-Neto, a plataforma de Bioinformática, composta de especialistas em bioinformática, ciência de dados, biologia computacional e estatística, capazes de desenvolver e implementar soluções inovadoras para desafios científicos que o iii propõe-se a resolver. Esta plataforma está capacitada para análises multiômicas, estudos de microbioma e metagenômica, single cell Omics e inclui o uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Bem-vinda a bordo, Mariana Severo!

 

Mais sobre Mariana

 

 

Pedro Mendes Vieira

médico veterinário, Prof. Associado do Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da UNICAMP estuda com a mais moderna tecnologia disponível o que ocorre com a produção de energia, notadamente nas mitocôndrias que são as reguladoras centrais do metabolismo celular, das células infectadas e das células da resposta imune nos diferentes processos patológicos, sejam doenças autoimunes, autoinflamatórias ou infecciosas. É responsável pela nova plataforma de imunometabolismo do iii, única no Brasil, e irá trabalhar em conjunto com os demais pesquisadores, usando os sistemas integrados Agilent Seahorse XF Imaging e Seahorse XFe24 e XFe96. Destacamos aqui uma de suas publicações (https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0012763) que mostra como a infecção por Leishmania spp. afeta o metabolismo energético dos macrófagos infectados. Uma nova plataforma que promete muitos avanços na compreensão de doenças infecciosas e demais doenças sendo estudadas no âmbito do iii. Muitas boas-vindas, Pedro Vieira!

 

Mais sobre Pedro

 

 

Rafael Ribeiro Almeida

biólogo, pesquisador do Laboratório de Imunologia do InCor integra, há vários anos o time que desvenda a fisiopatologia da Doença de Chagas e da infecção pelo HIV-1. É um jovem doutor, mas tem muita experiência na análise das respostas a peptídeos pelas células do sistema imune em modelos experimentais ou de amostras humanas. Em sua última publicação em novembro de 2024, compartilha a autoria de um estudo que, justamente, trata da resposta protetora a uma proteína induzível por interferon tipo I, detectada num grupo de indivíduos expostos, mas não infectados, ou infectados pelo SARS-CoV-2 e assintomáticos. Na continuidade do iii, propõe estabelecer protocolos in vitro de indução de células NK com perfil de memória para avaliação de sua funcionalidade frente a linhagens tumorais, visando a uso clínico como CAR-NK cells. Esperamos tê-lo muitos anos em nosso time, bem-vindo Rafael Almeida!

 

Mais sobre Rafael

 

 

Rodrigo Nalio Ramos

biólogo, com sólida formação internacional, incluindo doutorado pela Universidade de Lyon 1 e pós-doutorado no Centro de Imunoterapia do Câncer no Instituto Curie, Paris/França e no Centre de Recherche des Cordeliers/Sorbonne Université em Paris/França. Atualmente é pesquisador do Departamento de Ciências Médicas do HC-FMUSP e do Instituto D’OR de Ensino e Pesquisa em São Paulo. Em um de seus artigos mais recentes, participa do time que caracterizou, em nível de células únicas, os diferentes estados funcionais existentes nas células mieloides encontradas no ambiente tumoral (https://www.nature.com/articles/s41467-024-49916-4). Vem agora reforçar a plataforma de estudos em câncer do iii, contribuindo com um projeto inovador que investe em modelos tridimensionais em formato de esferoides de células tumorais de mama e de mieloma múltiplo, com a adição de células do sistema imune reprogramadas por CRISPR-Cas9 e assim, avaliar quais as funcionalidades mantidas ou ausentes na resposta imune a tumores. Bem-vindo Rodrigo Ramos!

 

Mais sobre Rodrigo

 

 

Tiago da Silva Medina

biomédico e imunologista, atuou 4 anos como pós-doutor no Princess Margaret Cancer Research Centre, em Toronto, Canadá, considerado um dos principais Cancer Centers do mundo. Atualmente é pesquisador do A.C.Camargo Cancer Center, onde lidera o Grupo de Imuno-oncologia Translacional. Um dos seus artigos publicados no início de 2025, quando ainda afiliado ao grupo em Toronto
 (https://doi.org/10.1158/2159-8290.CD-24-0094) detalha, em primeira mão, os acontecimentos após a perda de função da proteína p53 pelo tumor, levando à evasão imune por indução de tolerância, via a transcrição de elementos repetitivos imunogênicos e ativação de miméticos à sequências virais. Passa a integrar o iii, justamente para reforçar a área de estudos da Imunobiologia do Câncer, onde pretende dissecar a relevância biológica e clínica das estruturas terciárias (agregados) de células imunes no entorno tumoral e avaliar suas ações intratumorais, em pacientes portadores de carcinoma gástrico. Bem-vindo a bordo, Tiago Medina!

 

Mais sobre Tiago

 

 

Debora Levy

Biomédica, Ph.D. em Ciências Médicas pela FMUSP, trabalha desde 2008 nos laboratórios da Disciplina de Imunologia da FMUSP. Em sua última publicação (Link na descrição), participou de estudos da NETose para avaliar a sua contribuição no desenvolvimento do lúpus experimental em modelo de roedores. Colabora com vários outros pesquisadores, usando o seu conhecimento e expertise em analisar polimorfismos genéticos e desvendar a bioquímica e as capacidades imunomoduladoras das células mesenquimais. No iii, irá colaborar nos estudos do papel das mitocôndrias na doença de Chagas. Bem-vinda oficialmente ao time de pesquisadores do iii, Debora Levy!

 

Mais sobre Debora

 

 

João Paulo Silva Nunes

É biólogo e pesquisador no Laboratório de Imunologia do InCor, com um importante papel na investigação da disfunção mitocondrial induzida por citocinas na Doença de Chagas (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34867992/), e faz parte dos estudos que buscam analisar o papel de variantes patogênicas nos genes mitocondriais de pacientes portadores da Doença de Chagas, sendo o primeiro autor de artigo de revisão sobre mitocôndrias na doença de Chagas (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38235691/) Também tem trabalhado no desenvolvimento da vacina nasal contra a SARS-CoV-2, um dos carros-chefes do iii na área de Doenças Infecciosas e Vacinas que agora soma às suas demais atividades. Bem-vindo agora como membro oficial do iii, João Paulo Nunes!

 

Mais sobre João

 

 

Julio Croda

Prof. Associado da Faculdade de Medicina da UFMS e da Yale School of Public Health, detém várias posições em órgãos-chave que lidam com emergências em saúde, notadamente, a Covid-19, as imunizações, e prevenção e preparo para epidemias e pandemias da Organização Pan-Americana de Saúde. Pode se ter uma ideia da qualidade do seu trabalho, por um de seus 11 artigos já publicados em 2025 (janeiro a março) que mostra uma análise minuciosa da imunização contra o vírus SARSCoV-2 causador da Covid-19 com diferentes formulações vacinais iniciais seguida de uma segunda dose inteira ou fracionada da BNT162b2 (vacina de RNA-Pfizer) (https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(25)00041-9/fulltext). Passa a ser responsável pela plataforma de Ensaios Clínicos, dada a sua excelência na condução deste tipo de estudo. É um privilégio tê-lo a bordo do nosso time, Julio Croda. Seja bem-vindo!

 

Mais sobre Julio

 

 

Leonardo Oliveiro Mendonça

Vem se juntar ao iii com uma nova e ambiciosa área de estudos, que tem por objetivo a caracterização clínica, imunológica e molecular das doenças autoinflamatórias no Brasil, através de estudos genéticos, moleculares e o acompanhamento clínico junto à equipe médica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Esta é uma área muito recente de pesquisa e deve seu início aqui, no país, ao trabalho pioneiro de Leonardo Mendonça, formando a rede RE.BR.A.ID. É um médico conhecido pelos seu trabalho com doenças raras, sejam elas causadoras de imunodeficiências primárias ou de síndromes autoinflamatórias. Sua recente publicação, como parte do grupo internacional que congrega especialistas do mundo todo, mostrou que a vacinação contra Covid-19 (https://link.springer.com/article/10.1007/s10875-023-01613-5) nesses pacientes é segura. Bem-vindo ao iii, Leonardo Mendonça!

 

Mais sobre Leonardo

 

 

Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda

É médico infectologista que atua na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), é especialista em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZAmazônia) e consultor internacional no Programa Global de Malária e no Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS. Doenças tropicais, HIV e doenças emergentes são principal foco de suas pesquisas. Suas contribuições mais recentes à inovação em saúde pública foram a implementação de profilaxia préexposição para HIV, a implementação de tafenoquina em dose única para a cura radical de malária vivax, e a implementação da coleta de tecidos post mortem (MITS) para estudo de causas de morte, todos pioneiros na Amazônia Brasileira. Coordena também o sistema de teleconsultas pioneiro na Amazonia. De suas mais de 30 publicações em revistas de impacto no último ano e meio, destacamos aqui o comentário de especialista publicado no Lancet Infectious Diseases, em resposta à análises feitas sobre a eficiência de estratégias no tratamento da malária por P. vivax, visando a chamada cura radical e sem recaidas (https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(24)00771- 0/fulltext). Integra o time do iii na qualidade co-responsável pela plataforma de ensaios clínicos. Bem-vindo Marcus Lacerda!

 

Mais sobre Marcus

 

 

Maria Regina D’Imperio Lima

Bióloga, Prof. Titular de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, vem-se juntar ao time do iii com uma proposta inovadora de estudar a modulação da sinalização através do ATP que leva a ativação do receptor purinérgico P2RX7, para prevenir danos e sequelas causados por linfócitos T patogênicos em doenças infecciosas, em especial, modelos experimentais (em camundongos) para malária, influenza, SARS CoV-2 e L. infantum. Um artigo recente ilustra o papel desta via de sinalização na ativação dos linfócitos T respondedores à infecção experimental de malária (https://www.frontiersin.org/journals/immunology/articles/10.3389/fimmu.2023.1140 426/full). Bem-vinda com suas novas ideias, Maria Regina Lima!

 

Mais sobre Maria

 

 

Rosana Câmara Agondi

Médica assistente do corpo clínico da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do HCFMUSP, agora também membro do iii , traz seus conhecimentos no tratamento da urticária crônica, da mastocitose e da asma e na execução de procedimentos como a espirometria e a broncoprovocação. Publicações recentes junto com pesquisadores na área de Educação Física, mostraram como o exercício (por exemplo, caminhar diariamente) exerce efeito benéfico no controle da asma crônica (https://www.jaciinpractice.org/article/S2213-2198(24)00274-5/abstract). Estudos como esse abrem caminho para a elaboração de protocolos práticos de melhoria para os pacientes e é justamente nesse seguimento cuidadoso dos participantes dos estudos clínicos que Rosana Agondi mais contribuirá. Bem-vinda!

 

Mais sobre Rosana

 

 

Vivian Nogueira Silbiger

Farmacêutica, com diversos estágios importantes no exterior (Espanha. EUA e Canadá), Prof. Associada do Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFRN, é, no momento, Gestora de Projetos de colaborações estabelecidas com o Brasil, no Hospital for Sick Children em Toronto, Canadá. Uma recente revisão (https://doi.org/10.3390/ijms252312975) que avalia o valor de microRNAs como biomarcadores no câncer colorretal, ilustra o seu conhecimento das metodologias transcriptômicas na avaliação funcional de tecidos e células. Colaboradora da equipe que estuda a Doença de Chagas, vem se unir ao iii, para continuar os estudos funcionais nessa doença. Bem-vinda Vivian Silbiger!

 

Mais sobre Vivian